Logo atual da marca (Lego.com) |
Quando Ole Kirk Kristiansen decidiu que brinquedos dariam lugar aos móveis fabricados em sua pequena oficina de carpintaria, ainda na década de 30, ele não fazia ideia do sucesso que a marca LEGO alcançaria nos anos seguintes. Presente em mais de 130 países, a empresa é hoje a quarta maior fabricante de brinquedos do mundo, empregando cerca de nove mil funcionários. Voltado para as crianças, o brinquedo tem evoluído constantemente e há muito deixou de ser objeto de desejo apenas dos pequenos.
Funcionário na carpintaria nos anos 30 (Lego.com) |
O ano era 1932 e, assim como o resto do mundo, a pequena cidade de Billund, na Dinamarca, sofria as consequências da Grande Depressão que teve início em 1929 nos Estados Unidos. Na tentativa de escapar da crise iminente, Ole Kirk resolveu deixar de fabricar casas e móveis e passou a investir na produção de brinquedos de madeira. As primeiras invenções do carpinteiro foram iô-iôs, blocos de madeira com as letras do alfabeto, brinquedos de puxar e veículos diversos. O intuito: fabricar brinquedos de qualidade e capazes de estimular o desenvolvimento das crianças. O lema: apenas o melhor é bom o suficiente.
Um dos primeiros brinquedos de madeira fabricados (Lego.com) |
O nome da empresa surgiria apenas em 1934, através de uma competição entre os funcionários, na qual o prêmio era uma garrafa de vinho. Ole Kirk, que também participou, foi o vencedor com o nome que vinha da junção das palavras dinamarquesas Leg e Godt, que significam “brincar bem”. Apenas em 1954 o nome LEGO (que coincidentemente significa “eu monto”, em Latim) seria oficialmente registrado na Dinamarca.
Linha de produção em 1961 (Lego.com) |
Após a aquisição de uma máquina de molde de injeção vinda do Reino Unido em 1947, a empresa de Ole Kirk começou a produzir seus primeiros brinquedos de plástico. Os famosos tijolos encaixáveis, conhecidos como LEGO Bricks, surgiram em 1949, ainda sem preenchimento interno e sem o logotipo da empresa. O constante lançamento de novos temas, parcerias com empresas de videogames e instituições educacionais, além dos parques temáticos e competições ao redor do mundo fazem da marca uma das mais poderosas no ramo de brinquedos. Mas isso é assunto para outra história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário