29 de mai. de 2012

Lego Minifigures: quando tamanho realmente não é documento

Minifigures Star Wars (starwarsblog.starwars.com)

Os Minifigures surgiram em 1978, caracterizando policiais, enfermeiras e cavaleiros. Os rostos eram todos iguais: “pele” amarela, dois pontinhos pretos representando os olhos e um grande sorriso. Eram (e continuam) feitos do mesmo material que os Lego Bricks – plástico ABS.

 Em 2003 começaram a ganhar tons de pele mais realistas, expressões faciais e cabelos “moldados” quando representavam pessoas reais ou personagens de filmes ou de séries da TV. Hoje existem mais de 2500 personagens diferentes e o número não para de crescer.

Minifigures comemorativos das Olimpíadas em Londres
Lançamento em julho, no Reino Unido (revistapegn.globo.com)

Desde os primeiros Minifigures mais “humanizados”, que faziam parte da série Lego Basquete, até os personagens mais famosos, como Harry Potter e Luke Skywalker, as inovações têm sido constantes. Há Minifigures com capacetes, espadas, escudos, extintores de incêndios e todos os tipos de apetrechos que dão aos bonecos de plástico um caráter mais realista.
Minifigure Mexicano (toywizard.net)

Curiosidades sobre os Minifigures

  • são vendidos cerca de 122 milhões de Lego Minifigures por ano
  • o Minifigure é a parte mais cara de cada set devido ao meticuloso processo de produção
  • cada Minifigure tem exatamente 4 bricks de altura (sem o chapéu)
  • alguns Minifigures são exceções: o mestre Yoda e goblins do set Harry Potter são menores
  • antigamente os Minifigures já vinham montados. Hoje suas peças vêm separadas para que as crianças (e adultos) possam se divertir ainda mais.
  • é possível montar mais de 8 quatrilhões de diferentes Minifigures a partir de todas as partes de Minifigures produzidas até hoje

Mais alguns Lego Minifigures (uncrate.com)



15 de mai. de 2012

Lego Tupiniquim - o brinquedo agora tem site em português

Bandeira do Brasil feita por um gringo (universe.lego.com

O site brazuca da Lego entrou no ar em abril desse ano e trouxe alegria pra muita gente. Agora dá para ter informações dos produtos sem ter que recorrer ao Google Tradutor (u-hu).

Lá você encontra fotos e informações sobre os Legolands, vídeos em português e também as últimas notícias do Universo Lego. O site também disponibiliza um link para educadores que trabalham ou queiram trabalhar com o Lego em atividades curriculares ou extracurriculares.

O mais bacana é que você pode mandar fotos de suas criações feitas com Lego e ver suas obras-primas na galeria do site. Para isso basta se cadastrar gratuitamente no site, preencher suas informações básicas e quem sabe até cruzar os dedos para ter seu talento descoberto e virar um Master Builder.